Crème brûlée de gengibre ao perfume de laranja e baunilha
Para você que gosta de inovar na cozinha, esta receita, do restaurante Le Vin, de crème brulée de gengibre ao perfume de baunilha e laranja é ideal, pois é uma versão contemporânea para a clássica sobremesa francesa.
Numa tábua, corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento. Extraia as sementes, raspando com a ponta de uma faquinha.
Numa panela, coloque o creme de leite fresco, a fava, as sementes, o gengibre e as raspas da laranja. Leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e reserve.
Numa tigela, junte o açúcar branco com as gemas e bata com um batedor de arame (fouet) até obter uma gemada clara e brilhante. Se preferir, use a batedeira. Passe o creme de leite pela peneira e adicione à mistura, mexendo constantemente com o batedor de arame ou com uma colher de pau. Deixe o creme descansar por 15 minutos e distribua em 5 tigelas rasas individuais.
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) por 10 minutos.
Numa assadeira, arrume as tigelas e leve ao forno. Com a assadeira no forno, adicione água suficiente para cobrir o fundo da assadeira, pois o creme deve assar em banho-maria. Deixe no forno por 25 minutos, retire as tigelas do forno e do banho-maria. Quando esfriar, leve à geladeira.
No momento de servir, polvilhe com o açúcar mascavo e caramelize com um maçarico ou com uma colher de prata. Segure a colher com um pano e coloque sobre a chama do fogão. Quando estiver bem quente, deslize sobre o açúcar que irá caramelizando. Decore com as frutas vermelhas e sirva a seguir.