Cozido de alga hijiki com cenoura, tofu e edamame (hijiki no nimono)
Com sua textura única, a alga hijiki é a estrela deste cozido criado pela chef Telma Shiraishi. Embora seja preparado com dashi, o caldo básico da cozinha japonesa, não é um ensopado para comer de colher. O caldo é só um veículo para os temperos desta preparação, que ganha interessância com tiras de tofu frito.
Ingredientes
- 1 pacote de alga hijiki seca (30 g)
- 1 cenoura pequena
- 2 pedaços de abura-age (tofu frito) (10 g cada)
- ½ xícara (chá) de edamame (soja verde) congelada
- ¼ de xícara (chá) de usukuchi shōyu (shoyu claro)
- ¼ de xícara (chá) de mirin (saquê culinário)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 200 ml de dashi (caldo de alga konbu e cogumelo shiitake seco)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa tigela, coloque a alga hijiki, cubra com água e deixe hidratar por 30 minutos.
- Enquanto isso, escalde os tofus fritos para tirar o excesso de óleo: leve uma panela pequena com água ao fogo alto; quando ferver, mergulhe os tofus por 30 segundos. Com uma pinça, transfira os tofus para a tábua e corte cada um como se estivesse abrindo um pão ao meio; corte cada metade em tiras finas de 0,5 cm.
- Passados os 30 minutos, ponha a alga hidratada numa peneira e deixe a água escorrer bem. Lave, descasque e corte a cenoura em tirinhas finas de 0,5 cm.
- Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o óleo, adicione a cenoura e refogue por 2 minutos. Junte a alga hidratada e o tofu frito, acrescente o dashi, o mirin, o shoyu e o açúcar. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, até a cenoura ficar macia.
- Por último, misture os grãos de edamame e deixe cozinhar por 2 minutos para que descongelem. Sirva a seguir ou em temperatura ambiente.
- Autor
- Telma Shiraishi
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 4 porções