Coroa de carré de cordeiro

Coroa de carré de cordeiro

Prato principal delicioso e que enfeita a mesa. Quer combinação melhor? Prepare esta receita e coroe o seu almoço.

Compartilhe

Para a coroa

Ingredientes
  • 2 carrés de cordeiro (frenched rack)- com cerca de 8 ossinhos cada ( cerca de 800 g)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  1. Sobre a tábua, posicione o carré com a gordura para baixo e faça 1 corte superficial a cada 2 ossos - desta forma fica mais fácil de curvar a peça como uma sanfona. Repita o mesmo na outra.
  1. Tempere generosamente as duas peças com sal e pimenta.
  1. Para unir os carrés: com o auxílio de uma agulha grossa (ou palito de dente), faça um furo nas duas pontas de cada peça. Prenda um fio de barbante em cada furo e amarre para unir.
  1. Depois de unir as laterais é hora de cruzar os ossinhos para começar a formar a coroa: cruze os ossos de cada ponta dos carrés e amarre um fio de barbante para prender.
  1. Com a coroa montada, passe um barbante sobre a carne ao redor de toda a peça.
  1. Coloque a coroa numa assadeira grande e rasa. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 min.
  2. Espete a parte interna da coroa com uma faca: a carne ainda deve estar úmida, com o líquido rosado. Aumente o fogo para a temperatura máxima e deixe a coroa dourar por apenas 10 minutos. Se seu forno tiver a opção grill, melhor ainda, apenas tome cuidado para não ressecar - verifique de 5 em 5 minutos.
  3. Retire a coroa do forno e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por 10 minutos antes de cortar - nesse período os sucos vão se redistribuir, deixando a carne mais suculenta.

Para as cebolas

Ingredientes
  • 1 kg de cebola pérola (ou mini-cebola)
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
  1. Leve ao fogo alto uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso, corte e descarte a ponta de cada cebola (lado oposto à raiz). Prepare uma tigela grande com água e cubos de gelo.
  1. Assim que a água ferver, mergulhe as cebolas e deixe cozinhar por apenas 3 minutos. Com uma escumadeira, transfira as cebolas para a tigela com água gelada e deixe por 2 minutos - o choque térmico cessa o cozimento e solta a casca das cebolas.
  2. Para descascar e manter as cebolas inteiras: segure e aperte delicadamente cada cebola, próximo a raiz - a casca deve sair facilmente. Transfira as cebolas descascadas para uma assadeira grande.
  3. Regue as cebolas com o azeite e tempere com sal e pimenta. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos, junto com o carré. Depois desse tempo, retire o papel-alumínio, vire as cebolas com uma espátula e deixe assar por mais 10 minutos, ou até dourar. Retire a assadeira do forno e reserve.

Para o molho

Ingredientes
  • 1 cabeça de alho
  • 2¼ de xícaras (chá) de água
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
Modo de preparo
  1. Debulhe a cabeça de alho e transfira os dentes (com a casca) para uma panela pequena. Cubra com 2 xícaras de água e leve para cozinhar em fogo médio, por cerca de 20 minutos, até ficar macio.
  1. Escorra a água e deixe os dentes de alho amornarem - o suficiente para conseguir manipular. Descasque e, sobre uma tigela, passe os dentes por uma peneira para formar um purê.
  2. Assim que o carré estiver assado, transfira a coroa para uma travessa e deglace a assadeira: descarte o excesso de gordura e coloque a assadeira sobre a chama média do fogão; regue com ¼ xícara (chá) de água e mexa para dissolver os queimadinhos; quando ferver misture o vinho e o purê de alho, deixe encorpar por cerca de 1 minuto, mexendo sempre para não queimar.

Para o cuscuz marroquino

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de ervilha congelada
  • ⅓ de xícara (chá) de uva-passa branca (cerca de 50 g)
  • ½ xícara (chá) de castanha-de-caju
  • 6 ramos de hortelã
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
  1. Numa chaleira, coloque a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 4 galhos de hortelã, desligue o fogo e tampe. Deixe em infusão por 5 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
  1. Numa tigela grande, coloque o cuscuz marroquino, as uvas-passas, o azeite e o sal. Pique grosseiramente as castanhas-de-caju e reserve. Empilhe as folhas de hortelã restantes uma sobre as outras, enrole formando um charutinho e fatie em tiras. Reserve.
  2. Leve a chaleira ao fogo alto novamente. Assim que o chá de hortelã ferver, desligue e regue sobre o cuscuz marroquino, passando por uma peneira. Misture e tampe a tigela com um prato. Deixe hidratar por 5 minutos.
  3. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione as ervilhas congeladas e tempere com sal. Refogue por cerca de 3 minutos até descongelar e ficar macia.
  4. Solte o cuscuz hidratado com um garfo, junte a hortelã fatiada, a ervilha refogada, a castanha-de-caju picada e misture bem.
  5. Numa travessa, coloque a coroa de carré assada, preencha a cavidade da coroa e as laterais da travessa com o cuscuz. Junte as cebolas assadas e sirva a seguir com o molho de alho.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
Mais de 6 porções