Conserva de pimenta cambuci com limão-siciliano

Conserva de pimenta cambuci com limão-siciliano

Cambuci é uma pimenta perfumada, que não arde. Para ficar ainda mais perfumada, combinamos com limão-siciliano e zimbro. Em cinco dias, você tem uma conserva que deixa o sanduíche mais vibrante e o pê-efe mais interessante. Dá até para comer pura, como se fosse picles.

Compartilhe
Ingredientes
  • 200 g de pimenta cambuci (cerca de 10 unidades)
  • 1½ xícara (chá) de vinagre de maçã
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • casca de 1 limão-siciliano
  • 2 colheres (sopa) de zimbro
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Separe um pote de vidro esterilizado que tenha tampa, com capacidade de 500 ml.
  1. Lave as pimentas sob água corrente e transfira para uma tigela. Cubra com 1 litro de água, misture um bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos.
  2. Retire as pimentas da água, enxágue e seque. Descarte o cabo e corte cada pimenta ao meio, no sentido do comprimento – se estiverem muito pequenas, apenas descarte o cabo, abrindo um furinho em cada pimenta, assim o líquido de conserva entra na pimenta. Reserve.
  3. Bata o zimbro no pilão, apenas para quebrá-lo. Numa panela média, coloque o zimbro e leve ao fogo médio para tostar por cerca de 2 minutos, apenas para liberar o aroma da especiaria e desligue o fogo.
  4. Enquanto a panela esfria, lave bem a casca do limão sob água corrente e seque com um pano. Com um descascador de legumes (ou faca), faça tiras da casca do limão, com cuidado para não extrair a parte branca. Confira se a panela esfriou antes de seguir adiante (se ela ainda estiver quente, o vinagre solta uma fumaça que faz arder os olhos e o nariz).
  5. Na panela com o zimbro, coloque a água, o vinagre, o sal, o açúcar, a casca de limão e misture apenas para dissolver o açúcar. Acrescente as pimentas e leve ao fogo alto, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que as pimentas estejam levemente macias e percam o tom vibrante de cor – é esse passo que faz com que a conserva de pimenta leve menos tempo para curtir e ficar no ponto de comer.
  6. Com uma colher (ou pinça), transfira as pimentas e as tiras da casca de limão para o pote de vidro esterilizado. Cubra com o líquido de cozimento (com o zimbro) e deixe esfriar ainda no pote antes de fechar e levar para a geladeira. Aguarde pelo menos 24 horas para consumir as pimentas (com o passar do tempo os sabores da conserva vão sendo absorvidos pela pimenta; o ideal é esperar 5 dias). Sirva como acompanhamento do PF, em sanduíches, como ingrediente de saladas e recheios de tortas.

OBS: as pimentas podem ser conservadas na geladeira por até 1 mês.

FÓRMULA DA CONSERVA

Depois de aprender essa receita, você pode utilizar a mesma base de conserva para experimentar novas combinações de sabores de especiarias, ervas ou até misturar diferentes tipos de pimentas.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
2 1/2 xícaras (pote de 600ml)