Compota de goiaba
Compota de fruta caseira com queijo minas fresco é o jeito mais brasileiro de terminar uma refeição. E não precisa ser quituteira para preparar essa compota de goiaba: é facílimo. Experimente servir com coalhada, com nata ou sobre o bolo de fubá.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 2 kg de goiaba vermelha madura
- 1½ xícara (chá) de açúcar cristal
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 rama de canela
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Com o descascador de legumes (ou uma faca bem afiada), descasque as goiabas com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes – você pode reservar esta parte da fruta na geladeira e preparar um suco.
- Numa panela média misture a água com o açúcar. Junte a rama de canela e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar sem mexer por 5 minutos depois de ferver, para formar uma calda rala.
- Mergulhe as goiabas na calda e espere ferver novamente. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos – nesse tempo as goiabas ficam macias, absorvem o açúcar e também passam sabor à calda. Atenção ao tempo: caso as goiabas estejam muito maduras deixe cozinhar por menos tempo pois podem desmanchar. Para verificar o ponto: espete as frutas com um garfo, elas devem estar macias, mas sem desmanchar.
- Desligue o fogo e transfira as goiabas com a calda para uma compoteira. Deixe esfriar completamente antes de fechar e levar à geladeira. Sirva gelada.
SEM DESPERDÍCIO
No liquidificador bata os miolos da goiaba com 2 xícaras (chá) de água e cubos gelo a gosto. Bata bem, até triturar o gelo. Passe o suco por uma peneira para coar os caroços antes de servir. Rende 1 litro de suco.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- 8 porções