A tradicional salada de repolho americana ganha uma roupagem monocromática encantadora. O repolho-roxo é macerado para ficar ainda mais macio. No lugar da cenoura, beterraba. O único elemento insubstituível aqui é a maionese caseira. Como fazer? É só escolher no Panelinha a sua versão favorita: tem a de mixer a jato, a prática de liquidificador e a clássica, feita à mão.
Descasque e passe a beterraba na parte grossa do ralador. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha.
Corte o repolho ao meio, descarte o miolo central e, com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte as metades em tirinhas finas. Se preferir, descarte o miolo e fatie fino o repolho com uma faca — no total, você precisará de cerca de 6 xícaras (chá) de folhas fatiadas.
Coloque o repolho numa tigela, cubra com água e lave bem. Transfira para o escorredor e encaixe sobre uma tigela. Tempere com o sal e misture, amassando com as mãos e massageando bem o repolho — o sal drena o excesso de água das folhas, deixando o repolho macio e com o sabor mais suave. Aperte bem para tirar o excesso de água e transfira para uma tigela.
Adicione o vinagre ao repolho e misture bem. Junte a beterraba ralada, as uvas-passas, a maionese e a salsinha. Misture e prove; se necessário, tempere com mais sal. Sirva a seguir ou mantenha na geladeira até a hora de ir para a mesa (a salada gelada fica ainda mais gostosa).