Chutney de mamão
O mamão sai da mesa do café da manhã para se transformar em acompanhamento que dá aquela chacoalhada na rotina! A fruta tem que estar madura mesmo, para desmanchar e deixar o chutney bem cremoso. Sirva com carnes assadas, como pernil ou frango.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 4 xícaras (chá) de mamão formosa maduro em cubos (cerca de 650 g)
- 1 maçã fuji
- ½ pimentão verde
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- ½ xícara (chá) de uva-passa branca
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- ¾ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
- caldo de ½ limão
- ½ xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de sal
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Descasque, descarte as sementes e corte o mamão em pedaços de cerca de 2 cm – não se preocupe em cortar cubos perfeitos, eles precisam ser uniformes para cozinharem por igual. Lave, descasque e corte a maçã em cubos de 1 cm, descartando as sementes.
- Descasque e passe a cebola na parte grossa do ralador. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte a metade em cubos de 1 cm – você pode reservar a outra metade na geladeira por até 3 dias para outra receita. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho.
- Numa panela média coloque todos os ingredientes e misture delicadamente com uma espátula. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 8 minutos, ou até ferver.
- Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado por cerca de 50 minutos, mexendo de vez em quando, até o caldo reduzir e o chutney ficar cremoso, mas ainda úmido – aproveite para ir amassando os pedaços de mamão com a espátula a cada mexida. Cuidado para não secar demais, lembre-se que ele fica mais consistente depois de esfriar.
- Descarte os dentes de alho e transfira o chutney para um pote de vidro esterilizado, com fechamento hermético. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de fechar e levar para a geladeira. Sirva frio como acompanhamento de peixes, frango, legumes ou sanduíches.
Como armazenar
O chutney pode ser conservado na geladeira por até 20 dias, ou no congelador por até 3 meses.
Versão Papaya
Caso não encontre mamão formosa, você pode preparar a receita com mamão papaya. Nós testamos e dá certo.
Compre o que você precisa
Loja Panelinha
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- 10 porções