Chá marroquino de hortelã
À primeira vista parece uma receita complexa demais para um simples chá. Mas não se deixe enganar: o preparo é fácil e o resultado é uma bebida perfumada, com um tom dourado e um sabor, aí sim, complexo e surpreendente.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de chá verde gunpowder (folhas secas e enroladas)
- 10 ramos de hortelã fresca (escolha os bem cheios de folhas)
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Leve um fervedor com a água ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, desligue o fogo.
- Numa chaleira (ou bule que possa ir ao fogo) coloque o chá verde e verta 1 xícara (chá) da água quente nas folhas secas. Deixe infusionar por 30 segundos, coe numa jarra (ou tigela) e reserve essa primeira infusão – ela contém o sabor mais puro e concentrado do chá verde.
- Mantenha as folhas de chá verde na chaleira e regue com mais 1 xícara (chá) da água quente. Deixe infusionar novamente por 30 segundos, coe e descarte essa segunda infusão – esse passo é essencial para diminuir o amargor do chá.
- Volte a primeira infusão para a chaleira com as folhas de chá verde. Acrescente o restante da água quente (2 xícaras), junte os ramos de hortelã e adicione o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até ferver e formar uma espuma na superfície – a espuma indica que o açúcar dissolveu completamente. O chá fervido com o açúcar ganha um toque caramelizado no sabor.
- Verta o chá quente em copos pequenos, com folhas de hortelã frescas e sirva imediatamente.
Não encontrou o chá?
Você também pode utilizar na receita a versão do blend de chá gunpowder com óleo de menta. Ou então o chá verde tradicional (nesse caso o resultado é um chá com sabor mais suave e coloração mais amarelada em vez de dourada).
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções