Carne-seca acebolada com manteiga de garrafa
Comida bem brasileira, versátil e cheia de personalidade. Com vinagrete de feijão-fradinho e quibebe, a refeição está resolvida. Mas vai bem também com purê de banana, com arroz e feijão, com farofa…
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1 kg de carne-seca
- 2 cebolas
- ⅓ de xícara (chá) de manteiga de garrafa
- sal a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Corte a carne-seca em pedaços de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar e desfiar a carne depois de cozida. Lave bem sob água corrente para tirar o excesso de sal.
- Em uma tigela, cubra a carne seca com água fria e deixe na geladeira durante, no mínimo, 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 3 vezes durante a dessalga.
- Escorra e lave novamente os pedaços de carne sob água corrente. Transfira a carne-seca para a panela de pressão e preencha com água até cobrir os pedaços – cuidado para não exceder o limite de ⅔ do volume (observe a marcação que fica em geral na parte interior da panela). Tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
- Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira (ou pinça), transfira a carne cozida para uma travessa. Desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos, descartando eventuais pedacinhos de gordura ou cartilagem (se preferir, bata em velocidade baixa, na batedeira, até desfiar).
- Descasque e fatie as cebolas em meias-luas de 1 cm. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga de garrafa, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos, até murchar.
- Acrescente a carne-seca desfiada e mexa por 5 minutos, prove e, se necessário, tempere com sal. Sirva a seguir, com vinagrete de feijão-fradinho e quibebe.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- Até 4 porções