Sobrou risoto? Prepare uma canjinha… O arroz do risoto traz uma cremosidade extra para a canja. Nesta receita, usamos risoto de alho-poró, mas você pode usar a sobra de risoto que tiver em casa; lembre-se apenas de que sua canja vai ter o sabor mais acentuado do ingrediente principal do risoto.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Adicione a manteiga e, quando derreter, junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar.
Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 5 minutos, até tudo estar levemente douradinho e macio — capriche nesse refogado, pois ele é a base de sabor para a receita. Junte o frango, cubra com a água e aumente o fogo. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe o frango cozinhar por 10 minutos — nesse tempo, o frango cozinha sem ficar ressecado e passa sabor ao caldo.
Desligue o fogo e, com uma pinça, transfira o frango para um prato. Desfie o filé ainda quente com dois garfos.
Volte o frango desfiado à panela, adicione o risoto e mexa bem para soltar os grãos de arroz. Volte a panela ao fogo médio por 2 minutos, apenas para reaquecer o arroz. Sirva a seguir.