Aqui no Panelinha, a gente ama brócolis! Mas como a Rita Lobo diz, o cheiro dele cozinhando não dá. A solução é preparar esta versão assada. Fica mais saboroso, mais saudável - e mais perfumado.
Descarte a base grossa dos talos do brócolis e corte o maço em floretes médios. Com um descascador de legumes, raspe a fibra externa dos talos mais grossos; corte os talos e as folhas em pedaços de cerca de 5 cm. Numa peneira, lave sob água corrente e deixe escorrer bem a água - quanto mais sequinhos estiverem mais crocantes ficam.
Descasque o alho e corte em fatias grossas. Se preferir, deixe os dentes inteiros - no final o resultado será um alho cremoso, de sabor mais delicado.
Lave e seque as ervas e o limão. Com um descascador de legumes, retire a casca do limão e reserve a polpa. Se preferir, descasque com uma faquinha de legumes bem afiada, cuidando para não cortar a parte branca, que amarga a receita. Reserve.
Transfira os floretes de brócolis para um refratário. Adicione os dentes de alho, as ervas e a fatia de limão, e regue com uma parte do azeite. Dê uma misturadela com as pontas dos dedos para integrar bem os ingredientes.
Regue com o restante do azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por 20 minutos (esta receita nem precisa de sal porque o queijo já é salgado). Sirva a seguir.