Brigadeirão na panela de pressão elétrica

Brigadeirão na panela de pressão elétrica

Pudim ou brigadeiro? Brigadeirão! A sobremesa clássica dos anos 90 tem o sabor do brigadeiro, que todo mundo ama, e é densa e cremosa como o pudim. Esta versão leva ainda uma pitada de tecnologia. Preparada na panela de pressão elétrica, fica pronta em 10 minutos, e você não precisa nem ficar de olho porque, quando estiver pronta, a panela vai apitar.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1¼ de xícara (chá) de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • manteiga e açúcar para untar e polvilhar a fôrma
  • nibs de cacau a gosto para servir (opcional)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Unte com manteiga uma fôrma para pudim de 18 cm de diâmetro. Polvilhe açúcar, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso.
  1. Leve uma chaleira com cerca de 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver — ela vai ser usada para o banho-maria. Enquanto isso, prepare a massa do brigadeirão.
  2. No liquidificador, coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o leite e a manteiga. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador — se algum estiver estragado você não perde a receita. Bata até que a mistura fique lisa e todo o chocolate se dissolva.
  3. Transfira a massa do brigadeirão para a fôrma untada. Cubra a fôrma com um pedaço de papel-alumínio, dobrando bem o papel na borda da fôrma para selar.
  4. Coloque um pano de prato dobrado no fundo da panela de pressão elétrica — o pano evita que a fôrma trepide durante o cozimento. Preencha a panela com a água do banho-maria e, com cuidado, coloque a fôrma com o brigadeirão dentro da panela.
  5. Feche a tampa e programe a panela para cozinhar em pressão baixa por 10 minutos.
  6. Passado o tempo de cozimento, com cuidado, gire a válvula para tirar a pressão da panela. Atenção para o ponto: toque delicadamente a superfície do brigadeirão com a ponta dos dedos; ele deve soltar das laterais e estar firme apenas na superfície, mas ainda macio por dentro, como um pudim.
  7. Com um pano de prato, retire o brigadeirão da panela; descarte o papel-alumínio e espere amornar em temperatura ambiente antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por, no mínimo, 3 horas antes de servir. Se preferir, prepare com antecedência; o brigadeirão pode ser mantido na geladeira por até 5 dias.
  8. Para desenformar: passe a ponta de uma faquinha na lateral do brigadeirão. Cubra a fôrma com um prato e vire de uma só vez. Polvilhe com nibs de cacau e sirva a seguir.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
8 porções