Bolo fudge de chocolate
Cotada para ser a receita do ano! É bolo com muito chocolate na massa e coberto com chantilly de chocolate levíssimo, aveludado, viciante. O melhor de tudo é que é facílimo de preparar. Nem precisa de batedeira.
Tem mais ideias aqui!
Para a cobertura
Ingredientes
- 1⅓ de xícara (chá) de chocolate meio amargo picado 55% cacau (200 g)
- 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- ¼ de xícara (chá) de cacau em pó
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa tigela grande, coloque o chocolate picado e reserve.
- Leve uma panela média com o creme de leite ao fogo médio. Assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura, regue sobre o chocolate picado e mantenha por 2 minutos sem mexer – assim o chocolate derrete por igual sem risco de talhar.
- Com um batedor de arame, misture o chocolate com o creme de leite até derreter. Junte o cacau, passando pela peneira, e mexa bem até dissolver – não se preocupe se sobrarem algumas pintinhas de cacau, elas se dissolvem na hora de bater o chantilly.
- Cubra com filme, em contato com o líquido para não formar vapor nem uma película grossa. Leve para esfriar na geladeira por no mínimo 3 horas – o creme de chocolate deve estar bem gelado na hora de bater. Se preferir, prepare no dia anterior.
Para a massa e montagem
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado 55% cacau (150 g)
- 1¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
- ⅓ de xícara (chá) de cacau em pó
- 2 ovos
- 1¼ de xícara (chá) de açúcar
- ⅓ de xícara (chá) de leite
- ⅔ de xícara (chá) de água
- 100 g de manteiga
- ⅓ de xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- manteiga para untar
- farinha de trigo para polvilhar
- cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).
- Unte com manteiga um refratário de 26 cm de diâmetro e cerca de 2,5 L de capacidade – atenção: como o bolo não vai ser desenformado, unte apenas a metade da altura da lateral, assim o refratário não fica com excesso de farinha depois que o bolo assar. Numa tigela pequena, misture 1 colher (chá) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de cacau em pó, polvilhe no refratário e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso (se preferir, utilize uma fôrma tradicional de bolo sem fundo falso para desenformar).
- Numa panela média, junte o chocolate, o açúcar, o leite e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula por cerca de 5 minutos, até aquecer os líquidos e o chocolate derreter. Retire do fogo, acrescente a manteiga em pedaços, o óleo e misture com um batedor para incorporar. Reserve a mistura de líquidos na panela para amornar.
- Numa tigela grande misture a farinha, o cacau e o fermento em pó. Adicione a mistura de chocolate morna, mexendo bem com o batedor de arame até ficar liso. Quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e acrescente à massa. Misture bem com o batedor para incorporar – se um ovo estiver estragado você não perde a receita.
- Transfira a massa de bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos – para verificar o ponto, espete um palito no centro do bolo, se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de cobrir.
- Na hora de servir o bolo, retire a tigela com a base de chantilly da geladeira e, com um batedor de arame bata o creme de chocolate por cerca de 5 minutos até atingir o ponto de chantilly – cuidado para não bater demais, o creme pode talhar. Se preferir, bata o chantilly com o batedor de claras do mixer ou na batedeira, mas cuidado: ele atinge o ponto muito rápido e pode talhar mais facilmente.
- Com uma colher, espalhe o chantilly sobre o bolo frio e sirva a seguir.
PARA SERVIR
Esse bolo também fica uma delícia servido frio, cubra com chantilly e mantenha na geladeira por até no máximo 3 horas antes de servir.
DICA DE PLANEJAMENTO
Prepare a base do chantilly e o bolo no dia anterior. Na hora de servir, bata o chantilly e cubra o bolo.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- 12 porções