Blondie com banana e castanha-de-caju
Alô, quem fala é a prima do brownie? Sim! A sobremesa, que é da mesma família do bolo queridinho, tem suas próprias características: não leva chocolate derretido na massa e o sabor é mais caramelizado. Você aprende a base e pode mudar o toque final, de acordo com seu gosto. Como esta versão é da parte brasileira da família, combina sabores bem característicos: castanha-de-caju e banana-passa.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo claro
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos
- 150 g de manteiga
- ½ colher (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- ½ xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
- 5 bananas-passas (cerca de ½ xícara [chá] picadas)
- ½ xícara (chá) de chocolate branco em gotas ou cortado em cubos (cerca de 80 g)
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm com 5 cm de altura. Corte um pedaço de papel-manteiga de 19 cm x 40 cm para forrar a fôrma — assim, duas laterais ficam com uma sobra de papel para puxar e desenformar o blondie mais facilmente depois de assado. Unte também o papel com manteiga.
- Corte a manteiga em cubos (assim ela derrete mais rápido), transfira para uma panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter.
- Reserve a manteiga derretida numa tigela para amornar — assim ela não queima com o calor residual da panela. Enquanto isso, separe os outros ingredientes — se a manteiga estiver muito quente no momento de misturar a massa, ela pode cozinhar os ovos.
- Pique grosseiramente as castanhas. Caso esteja usando o chocolate branco em barra, corte o chocolate em cubos pequenos. Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento e fatie em pedaços de 0,5 cm. Reserve 2 colheres (sopa) da castanha e 2 colheres (sopa) da banana para finalizar o blondie.
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela grande — se um deles estiver estragado você não perde a receita. Junte o açúcar e o açúcar mascavo e misture bem com uma espátula para incorporar. Adicione a manteiga e mexa novamente.
- Acrescente a farinha de trigo aos poucos, passando pela peneira. Misture bem com a espátula a cada adição para incorporar — a farinha deixa a massa mais densa e pesada, é assim mesmo. Misture o fermento e o sal. Por último, misture o chocolate branco, a castanha e a banana.
- Transfira a massa para a fôrma e nivele com a espátula. Espalhe a castanha-de-caju e a banana reservadas por cima.
- Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos — o blondie deve ficar com uma casquinha brilhante na superfície. Para saber se está no ponto, espete um palito no centro da massa: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.
- Retire a assadeira do forno e deixe o blondie esfriar completamente antes de cortar. Para desenformar: puxe as duas laterais de papel, transfira o blondie para a tábua e retire o papel delicadamente. Sirva a seguir.
Obs.: o blondie dura até 3 dias em temperatura ambiente, armazenado num recipiente com fechamento hermético para não ressecar.
PODE CONGELAR
Você pode congelar o blondie por até 3 meses. Depois que estiver frio, desenforme. Então, embale o blondie inteiro (ou porcionado) no papel-alumínio e coloque dentro de um saco próprio para alimento antes de levar ao freezer — assim ele não absorve nenhum cheiro. Para descongelar, retire do congelador e mantenha em temperatura ambiente por, no mínimo, 1 hora antes de servir.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- 12 porções