Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira para uma panela média, cubra com água, tempere com 1 1/2 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos – as batatas devem estar cozidas mas ainda firmes, espete com um garfo para verificar.
Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Regue uma assadeira grande com 3 colheres (sopa) de azeite (caso sua assadeira não comporte a quantidade de batatas, divida em duas assadeiras).
Assim que estiverem cozidas, escorra a água das batatas. Abra um pano de prato limpo na tábua e coloque algumas batatas, uma ao lado da outra – cuidado para não se queimar. Dobre o pano sobre a batata e dê um leve murro para achatar as batatas – a ideia é que a casca rompa um pouco, mas cuidado para não colocar muita força e esmigalhar a batata. Transfira para a assadeira com azeite e repita com o restante.
Debulhe as folhas de sálvia sobre as batatas – mantenha alguns raminhos inteiros para a decoração. Regue com o azeite restante e tempere com sal e pimenta a gosto – o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante para a receita. Se preferir utilize sal refinado.
Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem bem douradas – não é preciso virar na metade do tempo. Retire do forno e sirva a seguir