Baked Alaska de Panetone (reaproveitamento)
Clássico retrô, baked alaska combina bolo, sorvete e merengue na forma de um iglu. Para uma versão bem natalina, vamos de panetone, sorvete e licor de amêndoas. Fica bom demais, sem falar que enfeita a mesa. Ainda por cima é prático: você pode reaproveitar sobras de panetone e dá para preparar até 5 dias antes e deixar pronto no congelador.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- sobras de panetone (cerca de 2 fatias)
- 600 g de sorvete de café
- 1 colher (sopa) de licor de amêndoas (amaretto)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Retire o sorvete do freezer e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o refratário – assim fica mais fácil de modelar.
- Forre com filme uma tigela funda com cerca de 8 cm de diâmetro na base e cerca de 19 cm de diâmetro de abertura – a ideia é que a tigela tenha o formato de um iglu. É importante forrar bem toda a superfície interna para desenformar o sorvete depois de congelado.
- Com uma colher, transfira o sorvete para a tigela, pressionando bem para preencher todo o espaço da base – o sorvete não fica muito alto mesmo, o importante é que ele preencha bem a área para ficar no formato da base da tigela ao ser desenformado.
- Rasgue o panetone em pedaços e vá cobrindo toda a superfície do sorvete – não se preocupe em fazer fatias perfeitas, sobreponha um pedaço ao outro para formar uma base de bolo para o baked alaska.
- Com um pincel umedeça o panetone com todo o licor. Dobre o filme sobre o panetone para cobrir bem a sobremesa e leve ao freezer para firmar por pelo menos 4 horas antes de servir (se preferir, prepare o baked alaska no dia anterior).
PARA O MERENGUE E MONTAGEM
Ingredientes
- 3 claras de ovo
- 1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria.
- Numa tigela de vidro refratário, coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por 4 minutos, até ficar liso – atenção para o ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.
- Transfira para batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Reserve.
- Separe um refratário que seja maior que a tigela onde foi feito o baked alaska e preencha com água em temperatura ambiente. Com cuidado mergulhe a tigela com o sorvete enformado no refratário com água por 2 minutos – assim fica mais fácil de desenformar o sorvete.
- Com cuidado, puxe o filme das laterais, cubra a tigela com um prato grande e vire o sorvete de uma só vez para desenformar. Descarte o filme.
- Com uma espátula pequena, espalhe metade do merengue sobre o sorvete cobrindo bem toda a superfície, formando uma camada de cerca de 2 cm – essa camada serve de isolamento entre o sorvete e o merengue que será queimado com o maçarico. Com as costas de uma colher, vá distribuindo porções do merengue restante, formando picos sobre todo o baked alaska – quanto mais altos e desiguais, mais bonito fica.
- Com um maçarico culinário, queime a superfície do baked alaska. Sirva a seguir. Dica: umedeça a faca com água quente para fazer as fatias.
DICA DE PLANEJAMENTO
O baked alaska pode ser armazenado no freezer já coberto com merengue e maçaricado por até 5 dias. Retire do freezer 15 minutos antes de cortar as fatias. Dica: caso você não tenha uma boleira, utilize a tampa de uma tigela grande como base e a tigela como redoma para armazenar.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- Até 6 porções