Chique e despretensioso, esse bacalhau comprova que até mesmo as coisas simples podem ser surpreendentes... O purê de batatas, tão trivial, ganha o perfume delicioso do alho assado.
Na véspera ao preparo, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira - é sempre melhor descongelar no dia anterior.
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Corte apenas a ponta de cada cabeça de alho, coloque numa assadeira média e deixe no forno enquanto ele aquece.
Lave as postas de bacalhau (descongeladas) sob água corrente. Transfira para uma panela média, cubra com o leite e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
Com uma escumadeira, transfira as postas de bacalhau para a assadeira com o alho e reserve o leite. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e volte a assadeira ao forno por mais 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o purê: descasque, corte as batatas em pedaços e transfira para uma panela; cubra com água, misture um pouco de sal e leve ao fogo alto; quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
Quando estiverem cozidas, escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, sobre a mesma panela.
Retire 1 cabeça de alho do forno, solte os dentes e pressione cada um com uma colher para extrair a polpa. Passe os dentes descascados pelo espremedor e junte às batatas espremidas.
Aqueça o leite reservado e junte, aos poucos, às batatas espremidas, mexendo com o batedor de arame até formar um purê liso. Volte a panela com o purê ao fogo médio, tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada. Acrescente a manteiga e mexa vigorosamente, até começar a borbulhar.
Retire o bacalhau do forno e sirva sobre o purê com o restante do alho assado.