Shhh! Fale baixo para não espalhar todos os truques que deixam esta clássica receita mais prática, acessível e deliciosa. Nesta versão, as batatas são assadas na Air Fryer, e não fritas; o bacalhau usado é o desfiado, que você compra congelado; e só uma panela vai ser utilizada para descongelar o peixe, fazer o refogado e o molho. O gratinado fica supersaboroso — e ainda pensamos em tudo para otimizar sua vida na cozinha.
500 g de bacalhau desfiado, dessalgado e congelado
4 batatas
2 cebolas
2 dentes de alho
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1½ xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite
2 folhas de louro
sal
noz-moscada ralada na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Lave, descasque e corte cada batata em 3 fatias no sentido do comprimento. Corte as fatias em tiras de 1,5 cm e as tiras em pedaços de 1,5 cm.
Transfira as batatas para uma tigela e tempere com 1 colher (sopa) de azeite e ¼ de colher (chá) de sal. Misture bem para envolver todos os pedaços com o azeite.
Preaqueça a Air Fryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 200 ºC e programe para assar por 25 minutos.
Coloque as batatas no cesto e deixe assar pelo tempo programado, até ficarem bem douradas e crocantes — na metade do tempo, abra o cesto e mexa as batatas para que dourem por igual. Enquanto as batatas assam, prepare o restante dos ingredientes.
Descasque e corte as cebolas em meias-luas finas. Descasque e pique fino os dentes de alho. Numa panela média, coloque o leite, o bacalhau, as folhas de louro e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 15 minutos, até o bacalhau descongelar e ficar macio.
Sobre uma tigela, passe o bacalhau pela peneira, descarte as folhas de louro e reserve o leite — ele vai ser usado para preparar o bechamel.
Num refratário de 30 cm x 20 cm (que comporte cerca de 2 litros), coloque as batatas assadas e o bacalhau cozido. Reserve.
Lave, seque e volte a panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 6 minutos, até começar a dourar. Adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
Desligue o fogo e junte o refogado ao bacalhau com batatas no refratário. Misture com uma espátula, quebrando um pouco mais as lascas de bacalhau.
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Volte a panela ao fogo baixo (não precisa lavar!) e coloque a manteiga. Assim que derreter, junte a farinha de trigo e mexa por 1 minuto. Acrescente todo o leite reservado e misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Aumente o fogo para médio e mexa com o batedor por cerca de 5 minutos, até engrossar. Desligue o fogo, misture o creme de leite e tempere com noz-moscada a gosto. Prove e, se necessário, ajuste o sal — por conta do bacalhau, talvez nem precise salgar.
Adicione ⅔ do molho sobre o bacalhau com batatas e misture delicadamente. Regue com o restante do molho e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos. Sirva a seguir.