Baba de moça

Baba de moça

Os ovos moles de Aveiro chegaram à Colônia e foram logo ganhando a adição do leite de coco... Será essa a origem da baba de moça? Quem vai negar? Comprove o sabor deste clássico da cozinha brasileira.

Compartilhe
Ingredientes
  • 10 gemas
  • 1⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco de preferência caseiro (cerca de 200 ml)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema - se um estiver estragado você não perde a receita. Coloque as gemas numa tigela e reserve as claras em outra - as claras não serão utilizadas nesta receita, você pode armazenar na geladeira para outra receita.
  1. Sobre uma tigela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira e reserve as gemas na tigela.
  2. Numa panela pequena, dissolva a água com o açúcar, misturando com o dedo indicador (pode fazer assim que dá certo!). Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante a colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
  3. Misture o leite de coco à calda. Junte as gemas, misture bem e volte a panela ao fogo baixo. Mexa com uma colher de pau, por cerca de 8 minutos ou até engrossar - ao esfriar o creme engrossa bastante, ele deve sair da panela na consistência de mingau. Atenção: se o creme começar a grudar no fundo da panela, retire a panela do fogo, mexa vigorosamente para resfriar e volte ao fogo. Repita quantas vezes for necessário para evitar a formação de grumos.
  4. Transfira a baba de moça para uma tigela, cubra com filme, encostando no creme – isto evita a formação de uma película endurecida. Deixe na geladeira até a hora de servir.
Use as claras!

Aproveite e faça um pudim de claras.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
Mais de 6 porções