Descasque e pique fino a cebola. Corte o queijo de coalho em cubos pequenos. Numa chaleira, leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar.
Acrescente o arroz, a folha de louro e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto - isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido. Regue com 3 xícaras (chá) da água fervente, tempere com 1 colher (chá) de sal e misture bem. Aumente o fogo para médio e não mexa mais.
Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água - para verificar, espete os grãos com um garfo até conseguir ver o fundo da panela.
Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare o queijo de coalho.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga e deixe derreter. Junte o queijo de coalho e deixe por cerca de 5 minutos até ficar bem dourado - mexa de vez em quando com a espátula para dourar por igual.
Solte os grãos de arroz com um garfo e descarte a folha de louro. Transfira para uma tigela, junte os cubos de queijo e misture delicadamente. Sirva a seguir.
Vamos caprichar no arroz para ceia? Com essas opções, ele vai ser o centro das atenções