Seu arroz com passas nunca mais vai ser o mesmo. Esta versão do clássico tahdig persa fica crocante por fora, soltinha por dentro e cheia de sabores: cardamomo pra perfumar, uva-passa pra adoçar, amêndoa pra dar crocância e todo o frescor das ervas frescas... O espetáculo acontece na hora de servir — ele sai inteiro da frigideira, dourado, impressionante e delicioso.
Coloque o arroz numa tigela grande, cubra com água e deixe de molho por 30 minutos.
Pique as amêndoas grosseiramente. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha, o coentro e a cebolinha.
Passado o tempo do demolho, escorra a água do arroz. Leve uma panela grande com 2,5 litros de água ao fogo alto para ferver. Bata as bagas de cardamomo no pilão apenas para abrir e coloque na água fervente; junte o sal e o arroz e deixe cozinhar por cerca 5 minutos — o arroz vai cozinhar como macarrão, até o grão estar cozido, mas al dente.
Escorra o arroz cozido e passe sob água corrente para cessar o cozimento. Descarte as bagas de cardamomo e deixe escorrer bem a água antes de começar o preparo na frigideira.
Numa frigideira média antiaderente, coloque a manteiga, o óleo e a cúrcuma e leve ao fogo médio para derreter. Desligue o fogo e espalhe ⅓ do arroz cozido no fundo da frigideira — essa camada de arroz vai ficar tostadinha.
No restante do arroz, misture a uva-passa, a amêndoa, a salsinha, o coentro e a cebolinha. Transfira esse arroz para a frigideira, com cuidado para não desfazer a primeira camada e sem compactar. Com o cabo da espátula, faça 5 furos no centro do arroz — esses furos fazem com que o vapor tenha por onde escapar e a casquinha do arroz fique mais dourada e crocante.
Leve ao fogo médio e deixe fritar por cerca de 12 minutos, ou até que o arroz do fundo fique bem dourado — a cada 2 minutos, vá girando a frigideira para distribuir melhor o calor e garantir um dourado uniforme.
Desligue o fogo. ATENÇÃO: com cuidado e usando um pano de prato, cubra a frigideira com um prato raso grande e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir.