Uma receita simples, mas que impressiona: as raspas de limão são acrescentadas no último momento. O vapor do arroz libera o aroma cítrico e, uau!, o acompanhamento que nunca era notícia, vira assunto principal na mesa.
Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a folha de louro, o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto - isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue sobre o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais.
Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água - para verificar se a água secou, espete os grãos com um garfo até conseguir ver o fundo da panela.
Desligue o fogo, junte as raspas de limão e tampe a panela. Deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por 5 minutos. Solte os grãos com um garfo, misturando as raspas de limão; transfira para uma tigela e sirva a seguir.