A sobra de arroz se encontra com a sobra de brócolis no vapor, juntas vão para a frigideira onde se transformam em uma aula de reaproveitamento. Para virar refeição completa, vai uma omelete fininha por cima. Para ganhar mais camadas de sabor, finalizamos o prato com amendoim, fatias fininhas de pimenta e cebolinha e aquela gota de óleo de gergelim torrado que deixa tudo mais perfumado.
amendoim torrado sem sal picado a gosto para servir
óleo de gergelim torrado a gosto (opcional)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descasque e pique fino o dente de alho. Corte os floretes de brócolis em pedaços pequenos de cerca de 0,5 cm.
Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata bem com um garfo para misturar a clara com a gema. Tempere com uma pitada de sal e reserve.
Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de óleo, adicione o alho, o brócolis e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até o alho começar a dourar. Junte o arroz e frite 1 minuto para soltar e aquecer os grãos.
Regue com o vinagre e o shoyu e mexa por mais 1 minuto para incorporar os sabores. Transfira o arroz para um prato.
Com cuidado para não se queimar, passe um pedaço de papel-toalha no fundo da frigideira apenas para retirar o excesso de shoyu – nem precisa lavar.
Volte a frigideira ao fogo médio, regue com um fio de óleo e coloque o ovo batido. Gire a frigideira para cobrir todo o fundo com o ovo e continue fazendo movimentos circulares com a frigideira, delicadamente, para o ovo cozinhar de maneira uniforme, formando uma camada fina, até a omelete começar a firmar nas bordas. Cuidado para não cozinhar demais, ela deve ficar úmida no centro. Com uma espátula de silicone, dobre a omelete, das bordas para o centro, num formato arredondado rústico.
Disponha a omelete sobre o arroz frito e sirva com cebolinha, pimenta e amendoim a gosto. Se quiser dar ainda mais uma camada de sabor, regue com um pouco de óleo de gergelim torrado.