Um prato único, perfumado e cheio de sabor: arroz com frango, aletria e pimenta-síria. Fácil de preparar, rende bastante e fica ainda mais especial servido com hortelã fresca, sumac e uma colherada de iogurte cremoso.
Corte os filés de peito de frango em cubos de 2 cm. Transfira para uma tigela, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione os pedaços de frango, sem amontoar, e deixe dourar por 4 minutos de cada lado.
Enquanto isso, leve uma chaleira com um pouco mais de 2½ xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Com as mãos, quebre os ninhos de macarrão em pedaços pequenos (no total, você vai ter cerca de ½ xícara (chá) de macarrão quebrado).
Transfira o frango dourado para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Adicione a manteiga, quando derreter junte o macarrão e frite por cerca de 2 minutos até ficar bem douradinho. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por mais 2 minutos, até a cebola murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
Adicione o arroz e misture bem. Volte o frango dourado para a panela e tempere com o restante do sal e a pimenta-síria. Meça 2½ xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz; misture, tampe parcialmente a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água, por cerca de 10 minutos — para verificar se a água secou, afaste delicadamente alguns grãos de arroz com garfo; se o fundo da panela ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouco.
Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que o arroz termine de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo, misture a salsinha picada e sirva a seguir com folhas de hortelã a gosto, iogurte cremoso e sumac.