Você vai achar que conhece esta figura de algum lugar. É que a receita é da família do arroz carreteiro. Você inclusive pode seguir o passo a passo e preparar com os assados que sobrarem do seu churrasco.
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e corte o tomate ao meio no sentido do comprimento. Corte as metades em cubos de 1 centímetro (com a semente mesmo). Lave, seque e pique fino a salsinha. Com uma faca, retire a carne do osso da costelinha e corte em pedaços de cerca de 1 centímetro.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o alho e refogue por 1 minuto para perfumar. Acrescente o tomate, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até que comece a se desmanchar.
Junte o extrato de tomate e mexa por cerca de 2 minutos para formar um queimadinho no fundo da panela — é isso que vai dar sabor ao caldo do arroz.
Adicione a carne, o arroz e misture bem. Regue com ½ xícara da água quente e mexa bem com a espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Adicione o restante da água, tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto e aumente o fogo.
Quando ferver, tampe parcialmente a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que os grãos de arroz estejam cozidos mas com caldo ainda na panela. Desligue o fogo, misture a salsinha e sirva a seguir.