A época da alcachofra pede receita especial: aqui, ela é servida recheada com farofinha de parmesão. Um prato cheio de sabor, ótimo para surpreender no jantar.
Corte o talo da alcachofra bem rente à base — assim ela fica de pé na panela e não tomba ao cozinhar. Bata levemente a ponta das alcachofras na tábua para abrir um pouco mais as pétalas. Numa tigela com água, lave as alcachofras, sacudindo bem para retirar eventuais sujeirinhas.
Descasque e pique fino os dentes de alho (se preferir, use o espremedor). Lave, seque e pique fino a salsinha.
Numa panela média, coloque 1 colher (sopa) de azeite, 1 dente de alho e leve ao fogo médio por 1 minuto para perfumar.
Acomode as alcachofras na panela com as pétalas para cima e adicione a água — não precisa cobrir as alcachofras completamente com a água, cerca de ¾ basta. Tempere com 1 colher (chá) de sal e aumente o fogo.
Assim que ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 35 minutos, ou até que seja possível puxar as pétalas da alcachofra — elas devem estar cozidas, mas ainda presas ao bulbo para rechear sem desmanchar. Durante esse tempo, regue a alcachofra de vez em quando com a água do cozimento.
Enquanto a alcachofra cozinha, prepare a farofinha: numa tigela, junte o queijo parmesão ralado, a farinha de rosca, 2 colheres (sopa) de azeite, a salsinha e o alho picados. Tempere com ¼ colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos para desmanchar o queijo ralado.
Desligue o fogo e, com uma concha, retire o excesso do caldo de cozimento, deixando apenas a quantidade suficiente para cobrir a base das alcachofras — se estiverem muito imersas, o caldo pode dissolver a farofinha do recheio.
Para rechear: com cuidado, abra as pétalas da alcachofra, do centro para a borda, e preencha os espaços com a farofinha. Tampe a panela e volte ao fogo baixo para cozinhar por mais 15 minutos — a farofinha vai absorver umidade do vapor durante o cozimento.
Desligue o fogo e, com uma colher grande, transfira as alcachofras para uma travessa. Sirva a seguir com o caldinho que restou na panela e gomos de limão-siciliano.