Esta receita entrega tudo! É pá-pum: fica pronta em 15 minutos. É versátil: vai bem em um almoço ou jantarzinho rápido e faz bonito como acompanhamento do pê-efe. É supercharmosa: o corte quadriculado deixa o prato uma graça e ainda ajuda a absorver os sabores do molho agridoce, preparado com mel e vinagre.
Lave e seque as abobrinhas. Lave e seque as folhas de hortelã e de salsinha.
Descarte o cabinho e corte as abobrinhas ao meio, na diagonal, no sentido da largura. Corte cada metade ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta da faca de legumes, faça cortes superficiais na polpa da abobrinha, formando um quadriculado.
Numa tigela pequena, misture o mel com o vinagre de maçã e tempere com uma pitada de sal.
Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, coloque as abobrinhas com a parte cortada para baixo e deixe dourar por cerca de 5 minutos.
Com uma pinça, vire as abobrinhas, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por 1 minuto. Abaixe o fogo, tampe a frigideira e deixe as abobrinhas cozinhar por mais 4 minutos, até que fiquem levemente macias.
Regue as abobrinhas com a mistura de vinagre e mel e deixe cozinhar por 1 minuto na frigideira — assim elas absorvem melhor os sabores do molho. Sirva a seguir com as ervas frescas.