Torta quente de maçã

Torta quente de maçã

Recheio quentinho de maçãs envolto por uma massa crocante. Melhor ainda é acompanhar esta torta com sorvete de creme, uma combinação ideal.

Compartilhe

PARA A MASSA

Ingredientes
  • 400 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 200 g de manteiga gelada
  • 3 colheres (sopa) de água gelada
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Coloque a farinha e o sal num recipiente e misture bem. Acrescente a manteiga gelada em pedacinhos e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
  1. Junte a água gelada, aos poucos, sentindo o ponto da massa. Se for necessário, coloque menos ou mais água. Trabalhe a massa sobre uma superfície limpa até que fique lisa e uniforme.
  2. Forme uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas.
  3. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO

Ingredientes
  • 8 maçãs verdes
  • 1½ colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de noz-moscada ralada
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de caldo de limão
  • 1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
  1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire as sementes. Apóie a parte plana das maçãs sobre uma tábua e corte-as em fatias bem finas.
  1. Coloque todos os ingredientes num recipiente grande e mexa bem para que as maçãs absorvam os temperos.

Para a montagem

Ingredientes
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 22 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos – assim fica mais fácil para abrir. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo.
  1. Com uma espátula (ou faca) corte a massa de torta ao meio. Coloque metade dentro de um saco plástico duro grande. Centralize a massa dentro do saco. Abra a massa, com a ajuda de um rolo, sobre o plástico. Esse processo é importante para que você consiga abrir a massa por igual, sem que ela se quebre.
  2. Abra a massa o mais fino que puder. Rasgue a lateral do saco plástico e retire cuidadosamente a massa. Coloque-a rapidamente sobre a forma untada. A massa deve ocupar todo o fundo e toda a lateral da forma. O ideal é que a massa ultrapasse a borda da forma cerca de 2 cm.
  3. Acrescente a farinha de rosca no fundo da massa, coloque o recheio e acrescente a manteiga em pedaços.
  4. Abra a outra metade da massa, repetindo os passos da primeira porção. Cubra a torta com o segundo disco de massa. Una as bordas da massa, apertando bem com os dedos, e corte o excesso da massa.
  5. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).
  6. Faça um furinho no centro da torta, para que sirva de respiro. Leve a torta ao forno pré-aquecido por cerca de 1 hora e meia. Ao faltar 15 minutos para a finalização da torta, se quiser, retire-a do forno, pincele uma gema de ovo sobre sua superfície e volte ao forno até que sua superfície fique dourada. Retire do forno e sirva quente ou fria.
Pode congelar

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
Mais de 6 porções