Tartine de ricota com pimentão
Vamos combinar: para comer as tartines tem que fazer biquinho, d'accord? Este sanduíche aberto tem origem francesa e é o primo cheio de frescurites da famosa bruschetta. Invista ainda nesta versão, preparada com pão integral ricota e pimentão... Perfeita para um jantar mais leve.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 4 fatias de pão integral caseiro
- 4 fatias de ricota (de preferência caseira)
- 1 pimentão vermelho
- 4 filés de anchova
- ¼ de xícara (chá) de nozes
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Lave e seque o pimentão. Acenda a chama média de uma boca do fogão. Com a pinça, segure e aproxime o pimentão da chama. Assim que começar a tostar, gire o pimentão para queimar toda a casca por igual - isso deixa o legume com um leve sabor defumado e facilita na hora de descascar.
- Transfira o pimentão para uma tigela e cubra com filme. Deixe descansar por cerca de 10 minutos para abafar e a casca desprender. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Numa tábua, pique as nozes grosseiramente. Numa tigela, esfarele as fatias de ricota com um garfo (se preferir, esfarele com as mãos).
- Descasque o pimentão passando o lado contrário da lâmina de uma faquinha delicadamente sobre o legume - mergulhe a faquinha numa tigela com água para limpar. Corte ao meio, descarte o cabo e as sementes. Fatie cada metade em tiras finas.
- Para montar as tartines: com um garfo, amasse e espalhe 1 filé de anchova em cada fatia de pão. Cubra a fatia com ricota, disponha ¼ das tiras de pimentão e salpique com nozes. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva a seguir.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções