Retire a massa folhada do congelador 2 horas antes de começar o preparo.
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
Numa tábua, descasque e corte as maçãs, na vertical, em 4 partes. Retire as sementes, transfira para uma tigela e regue com o caldo de limão - além de não escurecer a fruta, vai dar uma camada extra de sabor.
Sobre uma superfície bem limpa, abra a massa folhada com um rolo até chegar a 0,5 cm de espessura. Para medir o disco, coloque uma frigideira de 26 cm de diâmetro com a boca para baixo sobre a massa e corte com a faca.
Na frigideira de inox (que possa ser levada ao forno), coloque o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio para derreter, mexendo de vez em quando. Quando começar a escurecer, junte a maçã: utilize uma pinça ou garfo para não se queimar e distribua as fatias uma ao lado da outra, sem deixar folgas, formando uma escama, até preencher toda a frigideira. Deixe cozinhar por apenas 5 minutos.
Desligue o fogo, transfira a massa para a frigideira, cobrindo toda a superfície. Com um garfo, dobre as bordas da massa para baixo, por dentro da frigideira - lembre-se de que a torta será virada depois de assada.
Leve a frigideira ao forno preaquecido e deixe assar por 40 minutos, ou até que a massa fique dourada.
Retire a torta do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Antes de desenformar, incline um pouco a frigideira e, se estiver com muita calda, deixe escorrer numa tigela.
Para desenformar a torta: coloque um prato sobre a frigideira, segure bem firme com um pano de prato e vire de uma só vez. Não deixe a torta esfriar muito, pois ela pode grudar na frigideira - neste caso, aqueça o fundo por alguns segundos em fogo baixo para desenformar. Sirva a seguir.