Sopa de tomate de forno
Os legumes vão ao forno, passam pelo liquidificador e seguem direto para o prato. É receita de sopa que não usa panela! Mas a maior vantagem desse método é o sabor: ele dá um toque tostadinho que faz toda a diferença. O resultado é uma sopa saborosa, aveludada e levemente picante.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 5 tomates italianos maduros
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 xícara (chá) de água fervente
- azeite a gosto
- 1 pitada de pimenta calabresa seca
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de manjericão a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
- Lave, seque e corte os tomates ao meio. Sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não soltem e ela se mantenha úmida depois de assada. Descasque os gomos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. Descasque e corte os dentes de alho ao meio.
- Unte com azeite uma assadeira grande. Disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água. Distribua o restante dos legumes na assadeira, regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente tostados.
- Transfira os legumes assados para o liquidificador, tempere com a pimenta calabresa e regue com a água fervente. Tampe e bata até a sopa ficar lisa e cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor da água fervente empurre e abra a tampa. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de manjericão a gosto. Sirva com queijo quente com crosta de parmesão.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- 2 porções