Sabia que a canjica, além de ser o doce típico das festas juninas, se transforma numa salada incrível? E fica ainda melhor temperada com o molho pesto de espinafre.
Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave sob água corrente. Transfira as folhas para uma tigela com 1 litro de água e um bactericida da sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes da salada.
Retire as folhas da tigela (as eventuais sujeirinhas ficam no fundo), enxague e seque bem. Transfira para o liquidificador, junte as nozes, o parmesão ralado, o dente de alho e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e bata até ficar liso. Reserve.
PARA A SALADA DE CANJICA
Ingredientes
2 xícaras (chá) de canjica branca
1 litro de água
1 xícara (chá) de tomate sweet grape (180 g)
1 cebola-roxa
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Coloque a canjica na panela de pressão, cubra com a água, tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
Enquanto a canjica cozinha, lave, seque e corte os tomates ao meio. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas.
Passado os 20 minutos da canjica, desligue o fogo e deixe todo o vapor sair e a panela parar de apitar antes de abrir (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso diminui o tempo de vida útil da panela de pressão).
Numa peneira, escorra a água da canjica e passe os grãos sob água corrente para cessar o cozimento - a canjica para salada deve ficar cozida, mas ainda firme. Deixe escorrer bem e transfira para uma tigela.
Junte a cebola e o tomate, tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva a seguir com o molho pesto de espinafre.