Quentão
Gengibre fresco ralado e uma cachaça de boa qualidade fazem toda a diferença. E lembre-se de que esta bebida não precisa ser preparada só quando tem festa junina. Ela vai bem em uma tarde fria ou numa noite com a turma.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de cachaça
- 2 xícaras (chá) de água
- 1½ xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)
- casca de 1 laranja
- casca de 1 limão
- 2 ramas de canela
- 5 cravos-da-índia
- 1 minimaçã (opcional)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Lave e seque a laranja e o limão. Com o descascador de legumes (ou uma faquinha bem afiada), faça tiras das cascas, com cuidado para não extrair a parte branca, que amarga a receita.
- Numa panela média, coloque o açúcar, o gengibre ralado, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando com uma espátula de silicone, até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado.
- Desligue o fogo e regue com a água aos poucos. Cuidado: o caramelo vai borbulhar. Mexa delicadamente para misturar e dissolver o caramelo — não se preocupe se parte da calda endurecer, ela vai se desmanchar durante o cozimento.
- Volte a panela ao fogo médio, adicione a cachaça e as cascas de laranja e limão. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
- Enquanto o quentão cozinha, lave e seque a maçã. Corte a maçã em quartos e descarte as sementes e o cabinho. Apoie o lado cortado de cada parte da maçã na tábua e corte em fatias finas.
- Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da panela. Distribua as maçãs nas canecas e sirva a seguir.
OBS.: se preferir, você pode preparar o quentão com antecedência e manter na geladeira por até 3 dias. Na hora de servir, é só aquecer na panela e fatiar as maçãs.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 6 porções