Molho pesto genovês

Molho pesto genovês

Em 5 minutos você prepara esse molho pesto, que deixa qualquer receita mais especial. Além da tradicional massa, experimente uma colherada no frango grelhado, o filé de peixe, na salada, na sopa.

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de manjericão fresco
  • ½ xícara (chá) de nozes (ou pinoli)
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 2 dentes de alho
  • 1½ xícara (chá) de azeite
  • sal a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho.
  1. No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho - quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador.
  2. Tempere com o sal a gosto e utilize a seguir. Este molho é perfeito para comer com polenta, macarrão caseiro ou dar um toque no frango grelhado do dia-a-dia.
Para armazenar

Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

Dica

Potes de vidro podem ser reutilizados, mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve uma panela grande com água para ferver; mergulhe o vidro aberto e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos. Para retirar o vidro a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre uma superfície muito gelada, como mármore, ele pode estourar. Deixe esfriar completamente antes de usar.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
2 xícaras (chá)