Depois da primeira meia hora em que o peru estiver no forno, coloque as cebolas, as cenouras, os talos de salsão e os miúdos na assadeira. Deixe assar por 1 hora.
Retire da assadeira os legumes e os miúdos assados e transfira para uma panela com 2,5 litros de água. Junte as folhas de louro e os cravos-da-índia. Leve ao fogo alto e, quando ferver, reduza para baixo. Deixe cozinhar por 1 hora. Coe sobre uma tigela, descarte os legumes e reserve o caldo.
Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Assim que derreter, junte a farinha e mexa bem com uma espátula por cerca de 3 minutos. Retire do fogo e acrescente o caldo de uma só vez. Mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha.
Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar. Desligue o fogo.
Quando o peru terminar de assar, retire-o da assadeira e transfira para uma tábua de corte. Cubra o peru com papel-alumínio e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de destrinchar. Leve a assadeira (com os líquidos que se formaram) para aquecer em fogo médio diretamente na boca do fogão. Junte o vinho e raspe o fundo com uma espátula, para dissolver os queimadinhos, por cerca de 2 minutos. Transfira esse líquido para a panela com o molho, passando por uma peneira.
Volte a panela com o molho ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Junte as raspas de tangerina e tempere com sal e pimenta-do-reino. Transfira para uma tigela e sirva bem quente.