A kafta leva patinho moído e os temperos deste prato típico da culinária árabe. O que não pode faltar: hortelã! A erva também vai na receita de molho que acompanha: iogurte e hortelã.
Numa tigela pequena, misture o iogurte com o azeite, a hortelã picada e o sal. Reserve na geladeira até a hora de servir.
para a kafta
Ingredientes
500 g de patinho moído
½ cebola picada fino
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de hortelã picada
1 colher (chá) de cominho
2 colheres (chá) de páprica doce
½ colher (chá) de pimenta síria
½ colher (chá) de canela em pó
raspas de 1 limão
½ colher (chá) de sal
azeite a gosto
Modo de preparo
Separe espetos de bambu para montar as kaftas.
Coloque os espetos numa assadeira e cubra com água. Deixe de molho enquanto prepara a carne - isso evita que eles queimem na hora de grelhar.
Numa tigela grande, junte a carne moída, a cebola e as ervas picadas. Tempere com o sal, o cominho em pó, a páprica doce, a pimenta síria, a canela, as raspas de limão e misture bem com as mãos.
Retire os espetos da água. Com as mãos úmidas, modele as porções de carne ao redor de cada espeto - aperte delicadamente para as kaftas ficarem presas no palito.
Leve uma chapa (ou frigideira antiaderente grande) ao fogo médio. Quando aquecer, pincele azeite nas kaftas e disponha os espetinhos na chapa, um ao lado do outro. Deixe dourar por cerca de 3 minutos, vire e deixe dourar por mais 2 minutos. Sirva a seguir com o molho de hortelã.