Geleia de figo e vinho tinto

Geleia de figo e vinho tinto

Deliciosa para servir no café da manhã e chique para uma noite de queijo e vinho, essa geleia de sabor elegante é, além de tudo, super versátil.

Compartilhe
Ingredientes
  • 1½ xícara (chá) de figo seco (cerca de 250 g)
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 canela em rama
  • 1 anis-estrelado
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tábua, corte e descarte os cabinhos dos figos. Fatie cada figo em tiras e as tiras em cubinhos. Transfira para uma panela pequena.
  1. Adicione à panela a água, o vinho e o açúcar. Junte a canela e o anis estrelado. Misture e leve para cozinhar em fogo médio até ferver.
  2. Assim que ferver, abaixe o fogo e coloque a tampa entreaberta. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando - a cada mexida, pressione os figos levemente com as costas da colher.
  3. Desligue o fogo, retire a canela e o anis-estrelado. Com as costas da colher, amasse um pouco mais os figos ainda quentes - a geleia deve ficar com pedacinhos da fruta.
  4. Com uma concha, transfira a geleia ainda quente para potes de vidro esterilizados, deixando cerca de 2 cm até a tampa livre. Feche o pote com a geleia quente para formar vácuo. Essa geleia é ótima para comer com queijos.
Conservação

Você pode conservar a geleia pronta por até 2 meses, fechada a vácuo, em temperatura ambiente; por até 6 meses no congelador e após aberta por 15 dias na geladeira.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
430 g