Pode acreditar: você não vai nem reconhecer o filé de frango de sempre depois de experimentar este preparo. Uma sugestão? Sirva com salada de verdes e molho vinagrete de mostarda.
Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho – não precisa picar, o alho vai perfumar o soro e depois ser descartado. Transfira para uma tigela média, misture a páprica, o coentro em pó, o sal e o açúcar e esfregue bem no filé de frango. Cubra com água, tampe com um prato e deixe hidratar por 20 minutos na geladeira.
Retire o frango da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 10 minutos antes de grelhar – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a frigideira. Lave em água corrente e seque bem o filé com papel toalha.
Leve uma frigideira média ao fogo médio e tempere o frango com sal e pimenta. Quando aquecer, regue a frigideira com o azeite e coloque o filé com o lado mais liso para baixo – assim o frango não sai da frigideira com um aspecto achatado. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado e abaixe o fogo – esse processo vai selar a carne e manter o filé suculento.
Deixe o filé de frango terminar de cozinhar em fogo baixo por mais 3 minutos de cada lado. O tempo pode variar dependendo do tamanho e espessura do filé. O fogo tem que estar baixo, do contrário, a carne queima por fora e fica crua por dentro. Sirva a seguir.