Descasque e corte as batatas em pedaços médios e leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Quando ferver, deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o bacalhau.
Escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, na mesma panela. Aqueça o leite e junte às batatas. Misture também a manteiga. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada (esse é o segredo de um purê bem saboroso!). Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente, até o purê começar a borbulhar.
Para o bacalhau
Ingredientes
1 lombo de bacalhau dessalgado e congelado
1 cebola picada
2 tomates sem pele nem sementes picados
½ xícara (chá) de azeitona verde sem caroço picada
½ xícara (chá) de salsinha fresca picada
½ xícara (chá) de azeite
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Na véspera, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira. É sempre melhor descongelar no dia anterior.
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta).
Numa panela pequena, coloque o lombo de bacalhau, cubra com água e leve ao fogo alto até ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos. Transfira para uma tigela e desfie com um garfo.
Faça o pré-preparo dos outros ingredientes: descasque e pique a cebola; com uma faquinha, descasque, corte ao meio e retire as sementes do tomate e, em seguida, corte em cubos; lave, seque e pique a salsinha; corte as azeitonas em quatro partes.
Leve uma frigideira grande ao fogo médio e, quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo por 3 minutos, até ficar transparente. Junte o tomate e refogue por mais 5 minutos, mexendo bem. Por último, adicione as azeitonas e o bacalhau. Misture e desligue o fogo.
Transfira o bacalhau para um refratário pequeno ou dois individuais. Cubra com o purê e polvilhe com o parmesão. Leve para assar por 20 minutos ou até o queijo gratinar. Sirva a seguir.