Cuscuz paulista de legumes
O primeiro segredo deste cuscuz é o caldo, bem saboroso! O segundo segredo é a decoração, que deixa o prato festivo. Nem precisa ser vegetariano para virar fã.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de farinha de milho flocada
- ¼ de abóbora japonesa (cerca de 200 g)
- 250 g de palmito pupunha em conserva
- 15 quiabos (cerca de 100 g)
- 1 abobrinha
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 talo de salsão
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- ⅓ de xícara (chá) de ervilha congelada
- 1,5 litro de água
- 1½ colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 folha de louro
- 2 talos de cebolinha fatiados
- ⅓ de xícara (chá) de salsinha fresca picada
- 1½ colher (chá) de sal
- óleo para untar a fôrma
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Lave e seque a abobrinha, a cenoura, o talo de salsão e a pimenta dedo-de-moça. Descarte as pontas e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos de cerca de 1 cm. Descasque e corte a cenoura em cubinhos. Descarte as folhas e corte o talo de salsão em cubinhos. Corte a pimenta ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe as sementes e descarte. Pique fino e LAVE BEM AS MÃOS! (É sério, pois se passar a mão nos olhos vai arder até a próxima encarnação).
- Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Descasque, descarte as sementes e corte a abóbora japonesa em cubos pequenos. Escorra a água do palmito e fatie cada um em meias-luas de cerca de 1 cm.
- Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos até murchar. Adicione mais 1/2 colher (sopa) de azeite, junte o salsão, a cenoura e a folha de louro e refogue por mais 5 minutos. Acrescente o alho, a pimenta dedo-de-moça, o gengibre e o cominho em pó. Misture bem por 1 minuto para perfumar.
- Junte o tomate pelado (com o líquido) e mexa bem por 1 minuto. Acrescente a abóbora e a abobrinha e regue com a água. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 35 minutos - mexa de vez em quando para a abóbora desmanchar.
- Enquanto isso, unte com óleo uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e 7 cm de altura. Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Corte cada um ao meio no sentido do comprimento.
- Aqueça uma bistequeira (ou frigideira antiaderente) em fogo médio. Regue com um fio de azeite e adicione os quiabos com a parte cortada para baixo. Deixe por cerca de 2 minutos até dourar. Vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira para um prato e reserve.
- Após os 35 minutos de cozimento, junte os cubos de palmito e a ervilha. Tempere com o sal, misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Misture a salsinha e cebolinha. Polvilhe a farinha de milho aos poucos, misturando com a espátula para não empelotar. Mexa por mais 2 minutos para engrossar e desligue o fogo.
- Para a montagem: preencha o fundo da fôrma com uma camada de cuscuz de cerca 1 cm de altura; disponha os quiabos grelhados na vertical, com a pontinha para cima e o lado cortado para fora, um ao lado do outro por toda a lateral da fôrma - encaixe os quiabos na camada de cuscuz para fixar e deixe cerca de 1,5 cm entre cada um.
- Complete a fôrma com o restante do cuscuz - pressione e nivele com a espátula para acomodar a massa. Leve para a geladeira e deixe por, no mínimo, 3 horas para firmar (se preferir prepare de um dia para o outro).
- Para desenformar: no centro do cuscuz, coloque um prato de diâmetro menor que a fôrma, de modo que as pontinhas dos quiabos fiquem para fora. Vire a fôrma de uma só vez sobre o prato e verifique se o cuscuz desenformou. Retire delicadamente a fôrma e desvire o cuscuz sobre um prato grande, para que as pontinhas dos quiabos fiquem viradas para cima. Sirva a seguir.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- Mais de 6 porções