Charutinho de acelga com frango
Arroz, frango e acelga combinados de um jeito que você nunca viu: num charutinho para lá de especial. O preparo não poderia ser mais prático: é branquear a folha de acelga, rechear e mandar para a panela – onde tudo vai cozinhar junto. Agora, confie na gente: não deixe de servir com molho tahine. Ele faz toda a diferença.
Tem mais ideias aqui!
PARA O RECHEIO
Ingredientes
- 1 filé de peito de frango
- ½ xícara (chá) de arroz cru
- 1 tomate italiano
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- raspas e caldo de 1 limão
- 4 ramos de hortelã
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- 1½ colher (chá) de canela em pó
- 2 colheres (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Corte o filé de frango em pedaços médios e transfira para o processador de alimentos. Junte o alho, as raspas e o caldo do limão, a pimenta síria, a canela em pó e as folhas de hortelã; tempere com o sal e pimenta. Bata até triturar bem os ingredientes.
- Lave, corte o tomate ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em cubos pequenos. Descasque e pique fino a cebola. Transfira para uma tigela, junte o arroz e misture bem com o frango triturado.
PARA A MONTAGEM
Ingredientes
- ½ maço de acelga (13 folhas)
- 1 colher (chá) de sal
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro (ou água)
Modo de preparo
- Lave as folhas de acelga sob água corrente. Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver. Separe uma tigela grande com água e gelo.
- Para branquear as folhas: assim que a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e mergulhe 2 folhas de acelga por vez. Deixe por 2 minutos e, com uma escumadeira, transfira para a tigela com água gelada – assim as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutinhos. Passe as folhas por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
- Para enrolar os charutinhos: disponha uma folha de acelga bem aberta na tábua; corte a base grossa do talo. Coloque cerca de 1 ½ colher (sopa) do recheio, deixando 2 cm da base da folha livre para enrolar. Enrole a ponta da folha sobre o recheio, dobre as laterais para dentro e continue enrolando até o fim.
- Numa panela média, coloque os charutinhos, bem juntos um do outro, até cobrir todo o fundo – quanto mais apertadinhos ficarem, melhor, assim não abrem na hora de cozinhar.
- Regue com o caldo de legumes (ou água) e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e sirva a seguir com o molho de tahine.
PARA O MOLHO TAHINE
Ingredientes
- ⅓ de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- ¼ de xícara (chá) de água filtrada
- 1 dente de alho
- caldo de 1 ½ limão
- sal a gosto
Modo de preparo
- Descasque o dente de alho e bata no pilão com uma pitada de sal até formar uma pastinha. Junte o tahine, o caldo de limão e misture bem. Acrescente a água, aos poucos, até ficar na consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado). Tempere com sal e transfira para uma molheira.
OBS: esses charutinhos também ficam uma delícia servidos frios.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- 4 porções