Bolo gelado de figo com creme inglês

Bolo gelado de figo com creme inglês

É só figo. Figo descascado, cortado e enformado. Mas é das sobremesas mais elegantes que você já viu na vida. É refrescante, chique e fica um escândalo de bom com creme inglês (atenção: a garantia do sucesso do creme inglês está nas temperaturas).

Compartilhe

PARA O BOLO

Ingredientes
  • 24 figos maduros
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Com uma faca de legumes, descasque cuidadosamente os figos para manter o formato da fruta, sem desperdiçar a polpa. Corte cada um em rodelas finas, de cerca de 0,5 cm, no sentido da largura.
  1. Numa fôrma para pudim com furo no meio, de 22 cm de diâmetro, disponha as rodelas de figo, uma sobre a outra, formando camadas bem prensadas – aperte delicadamente as fatias com as mãos para não deixar buracos entre as camadas e o bolo desenformar certinho.
  2. Cubra a fôrma com filme e leve ao congelador por 45 minutos para firmar. Atenção: não deixe congelar por mais tempo, os figos perdem a textura e soltam muita água quando descongelados. Enquanto isso, prepare o creme inglês.
  3. Passados os 45 minutos, transfira a fôrma para a geladeira e deixe por, no mínimo, 1h30 antes de servir.
  4. Para desenformar: passe uma faca de ponta redonda na lateral da fôrma; cubra com um prato e vire de uma só vez. Sirva o bolo gelado com o creme inglês frio.

PARA O CREME INGLÊS

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 4 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ fava de baunilha
Modo de preparo
  1. Numa tigela, coloque as gemas, junte ⅓ de xícara (chá) de açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro.
  1. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado.
  2. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo – não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem – esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.
  3. Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 10 minutos – para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer.
  4. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1h30 para ficar bem gelado até a hora de servir.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
Mais de 6 porções