Nas mãos da chef Andrea Kaufmann, a tradicional receita judaica de arenque marinado com creme ganhou o toque de frescor de fatias de maçã-verde. Mas para manter a tradição, sirva junto um pouco de vodka.
Numa tábua, coloque o peixe e retire delicadamente as espinhas, puxando com as pontas dos dedos ou com uma pinça.
Transfira o arenque para uma tigela com água fria e deixe de molho por 30 minutos. Troque a água e deixe por mais 30 minutos. Repita a operação mais uma vez.
Escorra a água e enxugue delicadamente o peixe com um pano de prato limpo. Com uma faca afiada, corte com cuidado em pedaços de 3 cm x 2 cm.
Numa tigela, coloque o creme de leite fresco e bata com um batedor de arame até engrossar um pouco. Acrescente o vinagre e o açúcar e misture vigorosamente. Reserve.
Corte a maçã com a casca ao meio, retire e despreze o miolo e as sementes. Corte cada metade em fatias bem finas.
Adicione as fatias de maçã à tigela com a mistura de creme de leite e mexa.
Descasque as cebolas e corte cada uma ao meio. Corte as metades em fatias finas. Junte a cebola à tigela com os outros ingredientes.
Com a ajuda de uma colher, espalhe metade desta mistura em uma travessa. Distribua os pedaços de peixe e cubra com o restante do creme. Leve à geladeira e deixe marinar por no mínimo 2 horas. Sirva frio.