Tomilho
Prima elegante do orégano, esta erva de folhas miúdas faz parte do grupo das que gostam de calor. Seu aroma é intenso e quente, herbáceo, com notas cítricas e de menta. Tudo isso é potencializado após o tomilho passar por algum método de cozimento. Amarrado com outras ervas, o tomilho é usado como base aromática para caldos, cozidos e sopas — compõe o famoso bouquet garni. Pode ser encontrado em diferentes variedades, com tamanho, aroma e sabor distintos. As mais conhecidas são o tomilho comum, que tem um aroma mais forte e o sabor picante, e o tomilho-limão, que, como o nome já entrega, tem aroma e sabor mais frescos e cítricos.

COMBINAÇÃO DE SABORES
O tomilho combina com todos os tipos de carne, sejam elas assadas ou cozidas (ele perfuma o clássico boeuf bourguignon). Complementa o sabor de vários vegetais, como tomate, cenoura, cebola, berinjela, milho, repolho, abobrinha, cogumelos e feijões. Casa muito bem com queijo de cabra e também pode ser associado com sabores doces e cítricos, como mel e laranja.
PELO MUNDO
Amplamente usado na cozinha francesa, o tomilho é uma das ervas imprescindíveis no bouquet garni, que aromatiza caldos, cozidos e sopas. Vai até em pratos frios, como a tapenade, o patê de azeitonas. Os escandinavos também são fãs do tomilho: usam a erva em carnes e vegetais cozidos e assados. No Oriente Médio, o tomilho é fundamental para dar sabor ao zátar, a mistura de ervas e especiarias que tempera a esfiha e várias outras especialidades da cozinha árabe.
COMO ESCOLHER
Evite maços com folhas amareladas, escuras ou ressecadas.
DICAS
O tomilho pode ser congelado, mas o aroma e o sabor ficam mais fracos. Os ramos vão direto do congelador à panela para o preparo de cozidos, caldos e ensopados. Se quiser um sabor mais sutil, use raminhos inteiros do tomilho. Se preferir um sabor mais acentuado, use as folhas debulhadas.