Quiabo
Por fora, é aveludado e crocante. Por dentro, tem sabor suave, adocicado e a famosa baba. Para explorar o melhor do ingrediente é só usar técnica: lave e seque bem cada um antes de cortar; quanto maior o corte, menor a quantidade de seiva liberada e nada de ficar mexendo demais enquanto ele cozinha. Além dessas dicas, ainda pode marinar no sal e caldo de limão antes de cozinhar. Combina com ovo, frango e feijão e com especiarias ou em receitas orientais que levem shoyu.
COMO PREPARAR
Grelhado: é o método mais garantido para não ficar com baba. Cortado ao meio, ou inteiro, o quiabo fica tostadinho e com textura crocante.
Refogado: quanto mais tempo na frigideira, mais macio e adociado fica o quiabo. Dica: não mexa demais e dê preferência para cortes maiores se quiser evitar a baba.
Cozido: absorve o sabor do preparo, fica macio e seu sabor adocicado se acentua.
Frito: vira mania. Fica crocante e sequinho e rende uma salada diferentona. Atenção à temperatura do óleo: deve estar bem quente para não encharcar.
Assado: forma uma crostinha crocante e fica bem sequinho. Preparo prático.
QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR
Janeiro e março
COMO ESCOLHER
Escolha quiabos verdes com cor intensa, firmes, sem manchas escuras e com tamanho médio para pequenos – os quiabos maiores tendem a ser mais fibrosos e duros.
COMO ARMAZENAR
Lave os quiabos apenas na hora de utilizar. Guarde em sacos fechados na parte menos fria da geladeira (de preferência na gaveta).