Páprica
A páprica doce nada mais é do que o pimentão seco e moído. A versão defumada vem do pimentão que passou por defumação. Já a picante é a páprica misturada com pimenta-do-reino. Além de dar sabor, a páprica dá cor às preparações. Ela é usada em cozidos, como o goulash húngaro, e também entra em finalizações, como nos deviled eggs.

origem
América Central.
COMBINAÇÕES DE SABORES
A cor e o sabor apetitoso da páprica são ótimos para compor marinadas secas para carnes, sejam elas para grelhar ou assar. Ela também complementa o sabor de outras especiarias e ervas, como cravo, pimenta-da-jamaica, alecrim e sálvia, por isso é muito usada em misturas de temperos. Para temperar legumes, experimente usar a páprica defumada: ela dá a esses alimentos um sabor intenso, que remete a um grelhado.
PELO MUNDO
A páprica é o tempero húngaro por excelência. Brilha no goulash, o cozido de carne típico do país do Leste Europeu, e em receitas com frango, peixe e legumes. Na Espanha, a especiaria também tem lugar de honra, principalmente na versão defumada. As patatas bravas (batatas fritas salpicadas com páprica) estão entre os petiscos mais populares no país. A páprica é igualmente essencial na fabricação de chorizos e no preparo de marinadas secas para carnes, especialmente de porco e de frango.