Manjericão

O tipo de manjericão mais encontrado no Brasil é o verde — de aroma herbáceo, forte, perfumado e levemente amargo. O manjericão não gosta de calor — o sabor se dissipa quando a erva passa por algum cozimento longo. O ideal é acrescentá-lo apenas nos últimos minutos do preparo no fogo, ou já no prato. As folhas são tão perfumadas quanto sensíveis, portanto devem ser picadas apenas na hora de usar, pois elas são do tipo que oxida e escurece rapidamente. O basílico é a variedade de folhas maiores, de aroma e sabor mais intensos. Outras variedades: manjericão-roxo, manjericão-folhade- alface, manjericão-limão, manjericão-miúdo, manjericão-tailandês, manjericão-zátar.

Manjericão
COMBINAÇÃO DE SABORES

Ingrediente icônico da cozinha italiana, o manjericão faz par perfeito com tomate, abobrinha, berinjela, queijos diversos (pensou em muçarela de búfala?) e vinagre balsâmico. Azeite e alho são outros amigos do peito, como prova o pesto genovês. Com um sabor que mistura notas de especiarias, como cravo, e um frescor que remete à hortelã, vai bem com todos os tipos de carne, especialmente peixes, além de levantar pratos com ovos.

PELO MUNDO

A culinária italiana ajudou a espalhar o aroma do manjericão pelo planeta. A erva é a base do pesto genovês, finaliza pizzas e bruschettas e perfuma inúmeras receitas com tomate. Fora da Europa, o manjericão também é um ingrediente importante na cozinha tailandesa: faz parte de curries e outros pratos tradicionais, como o pad kra pao (frango moído refogado e apimentado). Na Índia, entra no curry e perfuma o lassi, bebida refrescante com iogurte.

COMO ESCOLHER

Escolha folhas brilhantes, sem manchas, e evite as amareladas ou murchas. Se não planejar usar as flores, dê preferência aos ramos em que elas não aparecem. As flores tendem a “roubar” o aroma e o sabor das folhas.

DICAS

Preparar um molho pesto é a melhor forma de conservar e aproveitar o manjericão. Mas não é a única. Você pode preparar uma manteiga composta ou congelar em fôrmas de gelo com um pouco de azeite. Os cubinhos de azeite com manjericão (somente as folhas) só devem ser usados para finalizar as preparações ainda na panela. Por exemplo, depois de refogar a cenoura ou a abobrinha, misture um cubo de azeite com manjericão. Ele descongela e deixa os legumes perfumados sem que o manjericão cozinhe demais, o que faria seu sabor se perder. As flores do manjericão também podem ser usadas na culinária. Elas têm sabor ainda mais intenso do que as folhas, com um toque levemente picante. Debulhe esfregando o ramo entre os dedos e salpique no prato.