Cúrcuma
Cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é da mesma família do gengibre. Vem de uma raiz que é seca e moída para se transformar em um pó com sabor sutil, levemente amargo e um pouco terroso. Sua cor, amarelo-intenso (em sânscrito, cúrcuma quer dizer amarelo), matiza o arroz da galinhada, pães e outras preparações. Quando misturada com bicarbonato e submetida ao calor, deixa o bolo avermelhado. Esse pó amarelo dá cor ao curry indiano — quando você prepara uma receita com o tempero, está usando cúrcuma, já que ela representa de 25% a 50% do peso do curry.

origem
Indochina.
COMBINAÇÕES DE SABOR
O efeito mais notório da cúrcuma nas receitas é a cor amarela que ela dá às preparações. Mas a especiaria também complementa o sabor do frango, de peixes e de frutos do mar, e combina com legumes como batata e couve-flor, além de cair bem com arroz e leguminosas, como lentilha.
PELO MUNDO
A cúrcuma é um ingrediente-chave na culinária indiana. É a responsável pelo tom amarelado do curry e costuma ser polvilhada sobre peixes e outros alimentos antes do cozimento. A especiaria também é um ingrediente frequente em países asiáticos, como o Nepal, e no Oriente Médio. Mas a cúrcuma não se restringe ao lado leste do globo. Em países caribenhos, ela colore o arroz e pratos diversos, especialmente com frango. No Brasil, a cúrcuma não pode faltar na galinhada.