Couve-flor
Crua, tem gosto forte, sulfuroso, que é amenizado com o cozimento. Dependendo do preparo, ela chega a ficar bem suave. Combina bem com leite, queijo e iogurte e também com especiarias ou ingredientes salgados como alcaparra e anchova. A melhor forma de cortar é virando a couve-flor de ponta cabeça: com a ponta da faca, vá destacando os floretes. Também é mais fácil lavar depois de cortada.
COMO PREPARAR
Crua: os floretes são crocantes, e o sabor ardido fica acentuado. Por isso, prefira cortar em floretes pequenos e temperar com um molho mais suave.
Branqueada ou cozida no vapor: o sabor fica amenizado; a cor, realçada; e a textura, bem firme.
Cozida: floretes e talos ficam macios, bons para preparar sopas e purês cremosos.
Assada: pode ser assada inteira, em floretes médios ou gomos. Absorve o sabor dos temperos, fica com o centro macio e a superficie tostadinha.
Grelhada: cortada em bifes, ou floretes, a couve-flor continua firme e ganha um sabor defumado. A frigideira que deve estar bem quente.
Frita: a textura fica macia e o sabor ameno.
Marinada: temperada num caldo de vinagre e sal fica um pouco mais macia e com o sabor menos ardido.
MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR
Julho a dezembro
COMO ESCOLHER
A couve-flor deve estar com a cor uniforme, sem manchas amareladas ou escuras. Dê preferência para comprar com as folhas – elas protegem e conservam melhor o bulbo.
COMO ARMAZENAR
Lave a couve-flor apenas na hora de utilizar. Cubra o bulbo com papel toalha para evitar umidade, coloque num saco plástico e guarde na parte meno fria da geladeira (ou na gaveta).
COMO CONGELAR
Os floretes devem ser branqueados e secos antes de congelar. Eles vão direto do congelador para a frigideira quente, água fervente, caldos ou ensopados.