Brócolis

Existem dois tipos de brócolis. O comum tem flores graúdas, caules longos e bastante folhas. O ninja tem caule curtinho, flores miúdas e menos folhas. O sabor tem um leve amargor, sendo o ninja mais suave. Além dos floretes, também dá para usar as folhas e os talos do brócolis nas preparações. O jeito mais fácil de levar é cortar o maço em floretes e separar as folhas e então higienizar.

Brócolis
COMO PREPARAR

Branqueado: o brócolis fica bem al dente e a cor verde fica realçada. Ideal para saladas e como pré-preparo para algumas receitas ou para congelar.

Assado: os floretes ficam bem crocantes, viram acompanhamento incrível. Quanto mais secos estiverem, mais crocantes ficam.

Cozido no vapor: nesse método, o brócolis continua crocante, sem ficar aguado, e a cor verde fica bem viva.

Cozido: seja em água, no caldo ou no leite, quanto maior for o tempo de cozimento mais macio o brócolis fica e pode até virar sopa.

Grelhado: nem precisa cozinhar antes, os floretes podem ir direto para a frigideira ou bistequeira e ganham um sabor tostado incrível. Atenção para o corte, mantenha os talos e corte os ramos ao meio para cozinhar por igual sem queimar.

MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR

Comum: abril a dezembro. Ninja: junho a outubro.

COMO ESCOLHER

Escolha os brócolis com talos e floretes firmes e bem verdes. Evite brócolis murchos ou com as folhas amareladas, são indicadores de que estão velhos.

COMO ARMAZENAR

Na parte menos fria da geladeira, em um saco bem fechado. Lave apenas na hora de usar.

COMO CONGELAR

Corte, lave e branqueeie os floretes. Estão prontos para serem congelados. O brócolis congelado vai direto do congelador para a frigideira ou panela com água fervente.